fbpx
confenen informa

SEMINÁRIO E 7ª REUNIÃO ITINERANTE

Com a participação de representantes das escolas do estado de Sergipe, a 7ª reunião itinerante da CONFENEN, realizada em Aracaju, nos dias 12 e 13 de setembro, foi um grande momento de confraternização e de compartilhamento de inúmeras informações úteis, de ordem gerencial, didática e jurídica. É assim que foi visto pelos analistas do evento, que é realizado alternadamente ora na sede, em Brasília, ora nas federações e sindicatos (anfitriões), com integral apoio dos dirigentes, tendo a modalidade se iniciado pelo estado do Ceará. O sistema de reuniões itinerantes é muito salutar e adotado por inúmeras instituições particulares e públicas, a exemplo recente do Conselho Nacional de Educação.

Na abertura solene do evento, após a oitiva do Hino Nacional Brasileiro, usaram da palavra o prof. José Sebastião dos Santos Filho, presidente da FENEN, e o prof. Paulino Pereira, presidente da Confenen e do Sinepe/MA.

O evento foi realizado na sede da Federação de Sergipe, em Aracaju, e dividido em dois momentos, sendo realizado no dia 12 o Seminário especialmente direcionado para os diretores e gestores das escolas filiadas ao SINEPE/Sergipe, e o dia 13/9 exclusivo para os membros do Conselho de Representantes.

Sebastião Filho apresentou votos de boas-vindas aos participantes presenciais e online, enalteceu a decisão da Confenen de realizar as reuniões itinerantes eficientemente conduzidas pelo prof. Paulino Delmar, e agradeceu a todos que se dispuseram a participar dos trabalhos e colaborar na sua realização. Em seguida fez sucinto relato das atividades da FENEN e Sinepe, com destaque para as interações com órgãos públicos, a exemplo do Conselho Estadual de Educação.

O professor Paulino Delmar disse que o objetivo da reunião itinerante é, entre outros, ouvir de perto as demandas da categoria para reduzir ao máximo as dificuldades para manter vivas as instituições da livre iniciativa ao lado das públicas, como exercício da democracia no sentido de oferecer às famílias a oportunidade de escolher a escola que desejam para seus filhos, como preconiza a Constituição Federal.

Ele lamentou que o Brasil seja um país que não prioriza a educação, sendo a 8ª economia do mundo mas ocupando a 66ª posição em IDH, dados extremamente contraditórios. Continua portanto sendo o “país do futuro” e o futuro está na educação.

fazer a apresentação atualizada da Confenen, Paulino destacou o histórico, a missão e objetivos institucionais, a participação em inúmeras audiências públicas desde 2022. O documento registra a criação do Plano Estratégico 2022-2025 como a providência inédita na administração da Confenen, cuja construção foi efetivada no período de fevereiro a setembro de 2022 e contém 38 páginas, mais anexos.

Quanto às parcerias, registrou a importância do projeto, que tem o objetivo de prestar serviços a seus filiados/associados de modo diferenciado e com qualidade.

No dia 12 a pauta comportou os seguintes assuntos:

(a) Palestra: “Educação inclusiva”, por Josevanda Mendonça Franco (Secretária Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro), graduada em licenciatura plena em história, especialista em educação, em direitos humanos e em gestão pela qualidade. Dentre outras atividades e cargos atuais, a palestrante é Curadora do Museu da Gente Sergipana, Presidente da Academia Itabaianense de Letras e da Undime/SE-União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Sergipe e da Undime/NE.

Professora Josevanda Franco

(b) Palestra: “Práticas que farão com que a sua instituição de ensino se torne altamente desejável”, com Flaygner Matos, mestre em Engenharia de Software; ex-gestor de projetos na ONU/PNUD (Organização das Nações Unidas) e em multinacionais Brasileiras; Professor no Instituto Federal de Sergipe (IFS); pesquisador nas áreas de educação, empreendedorismo e marketing.

Flaygner Matos e Lysandra Santana

(c) Palestra: “Reforma Tributária e seus Impactos no Ensino Particular”, a cargo do Advogado Ricardo Furtado, pós-graduado em Direito Tributário, especializado em Ciências Jurídicas e membro titular do Conselho Fiscal da CONFENEN.

Dr. Ricardo Furtado

A CONFENEN representada pelo Dr. Ricardo Furtado, participará de audiência pública no Senado, debatendo Reforma Tributária e seus impactos na Escola Particular. Além disso, está programada uma audiência com o Senador Eduardo Braga – Relator da Reforma Tributária no Senado.

(d) Palestra: “Influência e Importância da Tecnologia na Educação”. Responsável: Wellington Machado, empreendedor no segmento de software educacional e gestão de pessoas; fundador e CEO da Quantum, edtech focada em desenvolver crianças e jovens para as habilidades do futuro, além de conhecimentos em Empreendedorismo e Futurismo, adquiridos na Babson College, em Boston, EUA.

Espaço dos patrocinadores

No espaço destinado aos patrocinadores participaram a Viva-vivarenovaveis.com.br (“Eficiência Energética: como reduzir a conta de energia”); a Psicóloga Lysandra Santana, representando a Tinbolt, desenvolveu o tema “Metodologia para apoio à Jornada de Vida e de Educação de alunos do ensino básico ao superior, dentro e fora do território educacional”. Ela é graduada em psicologia, atua como Psicóloga educacional, é mentora das disciplinas do socioemocional e projeto de vida e, ainda atua como agente de inovação e psicóloga na startup Tinbolt. A patrocinadora Robomind-Robótica Educacional participou com o tema “A importância da Robótica na Educação”, com Josiano Sousa, enquanto Antônio Ferro, da  z26.com.br apresentou “Tecnologias Aplicadas na Educação”. O diretor da Clube Certo, Vitor Caio, encerrou as apresentações com o tema “Quem Somos”.

Ao final do Seminário, o presidente da FENEN/SE, professor Sebastião Filho, agradeceu a todos que participaram de forma presencial e online, e apresentou rico material de divulgação, ao tempo em que completou relato das atividades principais da Federação sergipana, juntamente com o SINEPE, destacando as vantagens oferecidas às escolas filiadas ao SINEPE e a importância da filiação.

Lembrou que o setor educacional foi o primeiro a ser forçado a suspender as atividades durante a pandemia da Covid-19 e o último autorizado a retomar os trabalhos.

O professor Sebastião exaltou e homenageou os profissionais anteriores e atuais pela dedicação à FENEN e ao SINEPE na defesa da educação particular.

Também o presidente da Confenen, Paulino Pereira, se declarou agradecido pela realização e a participaçao de todos, anunciando que a próxima reunião itinerante será no dia 18 de outubro em Florianópolis-SC, tendo como anfitrião o SINEPE/SC, presidido pelo professor Marcelo Batista de Sousa.

Reunião do Conselho de Representantes

O dia 13 foi destinado à reunião do Conselho de Representantes da CONFENEN, exclusiva para os componentes do órgão, cuja pauta foi de igual modo satisfatoriamente cumprida e abordou os seguintes assuntos: 1. Aprovação da ata anterior; 2. Escolas do “Sistema S” – Coordenador do Conselho de Advogados, Dr. Mauro Grimaldo; 3. Reforma Tributária e Inclusão de Deficientes – Câmaras de Educação Básica e Superior, Professores José Ricardo e Elizabeth Guedes; 4. Confenen no Congresso Nacional – Professor João Cesarino; 5. Profissional de Apoio ao Aluno Deficiente – Audiência Pública – Dr. Cláudio Dornas; 6. Assuntos Gerais.

Dessa reunião participou o Presidente da CONFENEN e do SINEPE/MA, Paulino Delmar; Arnaldo Freire (1º vice-presidente da Confenen); Sebastião Filho (2º vice-presidente da Confenen e presidente da FENEN/SE); Cláudio Dornas (Diretor-Tesoureiro); João Cesarino (Diretor-Adjunto); Leonardo Soares (Presidente do SINEPE/PI); Lavínia Galindo (suplente do Conselho Fiscal); Bárbara Heliodora Costa e Silva (Presidente do SINEPE/AL, SINEPE/Básico-AL e membro da Câmara de Educação Básica); José Joaquim Macedo (Diretor-Adjunto); João Bosco Argôlo Delfino (membro da Câmara de Educação Básica); e Renir Damasceno (membro do Conselho Fiscal). Participaram on-line: José Ricardo Diniz (3º vice-presidente da Confenen e presidente da Câmara de Educação Básica); Samuel Lara (Presidente do SINEPE/NE-MG), Dr. Mauro Grimaldo (representante do SINEPE/NE-MG e Coordenado do Conselho de Advogados); Dr. Ricardo Albuquerque (Assessor Jurídico); Dr. Ricardo Furtado (membro do Conselho Fiscal); Dalton Leal (membro da Câmara de Ensino Superior); Jorge Bernardo (Diretor-Adjunto e membro da Câmara de Ensino Superior); e João Roberto Moreira Alves (membro da Câmara de Educação Básica);

Prof. Bárbara Heliodora, Dr. Claudio Dornas, Prof. João Cesarino, Prof. José Sebastião Filho,
Prof. Paulino Delmar, Prof. José Joaquim, Prof. João Bosco, Prof. Carlos Machado e Profa. Lavínia Galindo

Compartilhe