Livros

Deficiente, Escola e Lei

Comentário sucinto da Lei n.º 13.146/2015 e suas consequências imediatas (educação básica, ensino superior, profissionalizante e tecnológico; ENEM, vestibular, PRONATEC e outros). Outras leis aplicáveis e sua não revogação. Derrogação. Confusão e Trapalhadas da Lei n.º 13.146/2015. Equívoco no Julgamento da ADI 5357-DF. Soluções Possíveis e de Bom Senso. Juízo e Sabedoria Popular. Condições, Posicionamento e Atitude das Escolas. Alento e Apelo; Esperança. Procedimen-tos Imediatos da Escolas. Registro Histórico. Carta Aberta.

70 Anos da CONFENEN

(1944 - 2014)

Esta não é apenas a história de uma Confederação, mas de uma luta e uma bandeira, desde 1944, por um verdadeiro regime democrático, com um resumo dos rumos da educação brasileira, desde 1930. Educar é direito natural e inalienável da família, cada uma com sua opção filosófica, crença, valores, princípios e propósitos, respeitando-se a individualidade de cada um. Não há democracia onde inexistir liberdade de ensinar e de aprender. Ao Estado cabe a obrigação de propiciar a todos os meios para que possam exercer sua opção educacional. O monopólio estatal do ensino é o caminho para a instalação e perpetuação das ditaduras.

Contrato de Matrícula

Talvez por ser aplicável apenas a uma pequena parcela da população e a uma única atividade (ensino privado), o contra-to de matrícula e a legislação atinente a ele não mereceram ainda um estudo mais diligente.

Custo do Ensino, Planilha e Preço na Escola

É comum pessoas bem intencionadas e preparadas pedagogicamente criar e dirigir escolas. Ótimos técnicos, ótimos pedagogos, no entanto, com pouquíssima noção de admiração financeira, a partir do conhecimento da composição do custo do ensino ou custo aluno.

A Prática e Implantação da Nova L.D.B.

Elaborado a pedido da CONFENEN, para orientação da escola, este trabalho engloba comentários, sugestões, exem-plos, funcionamento, modelos de docu-mentos e regimentos.

Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Tem como objetivo possibilitar a todos os envolvidos na educação preparar-se para a implantação da LDB, sendo certo que vários dispositivos independem de regula-mentação ou pronunciamento de órgãos próprios competentes para aplicação.

Para adquirir os livros de autoria do Prof. Roberto Dornas, entre em contato com a CONFENEN através dos telefones:

(61) 3226-8166, 3226-4873 ou pelo E-mail: confenen@confenen.org.br