fbpx
confenen informa

REUNIÃO ITINERANTE DO CONSELHO DE REPRESENTANTES EM ARACAJU

O Presidente da Confenen, professor Paulino Delmar Rodrigues Pereira, juntamente com o 2º Vice-Presidente, professor José Sebastião dos Santos Filho (também Presidente FENEN e Sinepe/SE) fizeram a abertura do Seminário (18/9/2024), evento que precedeu a reunião itinerante do Conselho de Representantes.

O Seminário foi classificado por Sebastião Filho como enriquecedor e produtivo, e teve o seguinte desenvolvimento:

  • Abertura. Composição da mesa. HINO NACIONAL
  • Dialogando nas Escolas sobre a Lei Maria da Penha. Palestrante: Dra. Verônica de Oliveira Lazar.
  • Patrocinador PEPER (Confenen): Elaine Godinho.
  • Patrocinador IPAE – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação: João Roberto Moreira Alves.
  • Nova era digital e o papel das escolas.  Palestrante: Dra. Fernanda Menezes.
  • Matemática do Amor: Palestrante: Dra. Jumara Porto Pinheiro.
  • Patrocinador CLASS NET (Confenen): Dra. Ana Paula.
  • Quadrinho de Dan Shyro(Fenen/SE). Apresentação: Gabriel Nogueira e Michele Carvalho.
  • Perspectivas e desafios da Educação. Palestrante: Josevanda Mendonça Franco.

REUNIÃO ITINERANTE

A pauta do Conselho de Representantes (19/9/2024) acolheu os itens 1) Aprovação da ata anterior; 2) Modelos de Contrato de Matrícula e Calendário Escolar/2025; 3) Ensino Médio e suas Implicações para a Escola Privada em 2025; 4) CONFENEN no Congresso Nacional; 5) Seminário SINDEPES e Sessão Especial no Senado, em homenagem aos 80 anos da Confenen; 6) Seminário em Aracaju e 7) Assuntos Gerais.

O item 3, Ensino Médio e suas Implicações para a Escola Privada em 2025, concentrou as atenções dos Conselheiros, por causar dúvidas na interpretação do parágrafo único do artigo 36-C da LDB:

Art. 35-C. A formação geral básica, com carga horária mínima total de 2.400 (duas mil e quatrocentas) horas, ocorrerá mediante articulação da Base Nacional Comum Curricular e da parte diversificada de que trata o caput do art. 26 desta Lei. (Incluído pela Lei n° 14.945, de 2024).

Parágrafo único. No caso da formação técnica e profissional prevista no inciso V do caput do art. 36 desta Lei, a carga horária mínima da formação geral básica será de 2.100 (duas mil e cem) horas, admitindo-se que até 300 (trezentas) horas da carga horária da formação geral básica sejam destinadas ao aprofundamento de estudos de conteúdos da Base Nacional Comum Curricular diretamente relacionados à formação técnica profissional oferecida. (Incluído pela Lei n° 14.945, de 2024).

*************************************************

CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EDU SUMMIT – Fortaleza-CE/2024

Foi realizado em Fortaleza, pelo Sinepe/Ceará, o Edu Summit 2024, com a participação de 4.200 educadores e gestores escolares, 50 palestrantes e 78 estandes de exposição.

De acordo com os organizadores, o evento foi inicialmente chamado de Seminário de Educação e visa contribuir com o mercado educacional levando aos diretores e mantenedores um espaço propício para discussão, inovação e atualização sobre educação e gestão escolar.

A Confenen fez-se presente através do vice-presidente Arnaldo Cardoso Freire, o qual fez palestra sobre os efeitos da reforma tributária na vida da escola particular.

Além de palestras, houve painéis de discussão, programação cultural, sala exclusiva para gestores escolares com programação dedicada, o palco Edu, com conteúdos para os educadores presentes, e também os principais presidentes dos SINEPEs de todo país.

Compartilhe