fbpx
confenen informa

POSSE DOS MINISTROS DA EDUCAÇÃO E DO TRABALHO

Em atendimento a convites dos respectivos Cerimoniais, a Confenen participou das solenidades de posse do Ministro da Educação, professor Camilo Santana, e do Trabalho, Dr. Luiz Marinho.

No MEC (2/1/2023) esteve o Presidente em exercício, Professor Arnaldo Cardoso Freire, o qual designou Sebastião Garcia para representar a Entidade na posse do Ministro do trabalho e Emprego (3/1/2023), Dr. Luiz Marinho.

Além do presidente em exercício da Confenen, professor Arnaldo Cardoso Freire, centenas de outros profissionais da educação, desde o ensino básico ao superior e autoridades, entre governadores, parlamentares e ministros, prestigiaram o evento.

O que disse o novo Ministro

Em seu discurso de posse, o Ministro Camilo destacou a importância do fortalecimento de uma grande política de alfabetização, da educação básica e do ensino em tempo integral, com base em experiências exitosas de estados brasileiros. Salientou a responsabilidade com a educação do Brasil, acentuando que “Mais 650 mil crianças de até 5 anos de idade abandonaram a escola nos últimos três anos” e que “No mesmo período, cresceu 66% o número de crianças de 6 e 7 anos que não sabem ler nem escrever na idade certa”.

Camilo pediu colaboração nacional pela Educação, dizendo que quer repetir o modelo considerado de sucesso em seu estado, Ceará.

Destaque do Ministro do Trabalho e Emprego

Marinho falou da importância de promover empregos dignos, com bons salários e proteção social, trabalhista e previdenciária a todos e que o trabalho é instrumento fundamental para acabar com a fome, a pobreza e a desigualdade social. Disse também que autônomos, empregados domésticos, trabalhadores de aplicativos e plataformas e jovens que não trabalham nem estudam terão uma atenção especial em sua gestão.

O novo ministro afirmou que dará ênfase ao diálogo social e ao tripartismo:
“A casa está de portas abertas aos sindicatos, às confederações e às entidades empresariais”.

Compartilhe