O Presidente da CONFENEN, professor Paulino Delmar Rodrigues Pereira, foi convidado pela Presidente da Câmara de Educação Básica do CNE, professora Suely Melo de Castro Menezes, para uma reunião no dia 10 de fevereiro de 2022, durante a qual comunicou que o Conselho Nacional de Educação tem recebido denúncias de que escolas particulares de educação básica estariam ministrando ensino fundamental exclusivamente no formato online, sem, no entanto, estarem credenciadas para tal.
Na oportunidade a professora Suely fez breve relato sobre a educação durante o período de pandemia da Covid-19, dificuldades, consequências e expectativas sobre as práticas remotas no Brasil e outros países, acrescentando que as notícias negativas preocupam o Conselho, razão pela qual resolveu compartilhar com a CONFENEN.
Não existe a modalidade de ensino híbrido, mas uma abordagem metodológica que permite à escola flexibilidade para ofertar somente algumas atividades não presenciais, e não pode ser confundido com educação a distância – que é uma modalidade – e que para funcionar carece de autorização prévia específica dos órgãos normativos.
Ao final da reunião o professor Paulino louvou a iniciativa da Presidente da CEB/CNE e fará recomendação alertando a rede escolar de que a CONFENEN, como entidade máxima de representação, não concorda com a oferta de serviços sem a devida autorização legal, situação que causa danos irreparáveis à imagem da escola privada e compromete também o profissional responsável. O documento será enviado a todas as Federações e Sindicatos.