Agora é para sempre. O sucesso da reunião itinerante realizada no Piauí (17/5/2023), com apoio integral da direção do Sinepe estadual, garante que a decisão foi correta e vai continuar, segundo o Presidente Paulino Delmar, que manifestou o sentimento sincero do dever cumprido pela atual gestão da Confenen. Disse ele que “tudo nos mostrou, claramente que estamos seguindo no caminho certo! ” Mais de uma vez agradeceu ao Prof. Leonardo Airton (Presidente), demais diretores do Sinepe/PI e dirigentes escolares que prestigiaram o evento.
A reunião se deu em duas partes: Diretoria e SINEPE/PI, na parte da manhã, e reunião do Conselho de Representantes na parte da tarde, com agenda que deu lugar a pronunciamentos sobre variados temas de relevante interesse para a categoria.
Na parte da manhã a abertura dos trabalhos com votos de boas-vindas, foi feita pelo Presidente do SINEPE, Prof. Leonardo Airton Pessoa Soares, que acentuou o orgulho dos educadores piauienses em receber e poder apoiar a reunião itinerante. Falou também do trabalho realizado pelo Sinepe, no sentido de dar maior relevância à dedicação dos diretores das escolas particulares do estado.
O Presidente da Confenen, Paulino Pereira, manifestou-se honrado ao realizar a reunião em Teresina, fez breve relato das atividades da presidência, com ênfase nas reuniões itinerantes e anunciou o calendário das próximas. Em seguida fez uma apresentação técnica da Entidade, especialmente dirigida aos representantes das escolas, narrando suas origens, ações, objetivos e realizações.
Seguiram-se palestras institucionais dos parceiros/patrocinadores “Peper Seguros Escolares” e “Viva Renováveis” (energia fotovoltaica), representadas pela senhora Elaine Patente;“Clube Certo”, por Victor Caio, representante do projeto junto à CONFENEN; em nome da “Z26 – Metaeducação” falou Antônio Ferro discorrendo sobre a história, objetivos e projetos de apoio a escolas, na implantação de tecnologias educacionais; por fim, o representante da “Fokus – Gestão e Estratégia”, Marco Moura, apresentou a metodologia, a proposta de trabalho e estratégias objetivando ao desenvolvimento de soluções na capacitação gerencial dos diversos setores da economia, inclusive da economia educacional.
CAPTAR E FIDELIZAR ALUNOS
O tema “Estratégias para Captar e Fidelizar alunos”, foi desenvolvido pelo senhor Lucas Emanuel Santos Lima, especialista em marketing e vendas, além de outros conhecimentos profissionais. Lucas discorreu sobre as vantagens da escola em trabalhar adequadamente com os aspectos negativos e positivos dos clientes, especialmente com foco na comunicação e comportamento, seguindo os métodos pré-existentes internamente, tudo devidamente aproveitado para fortalecer a marca própria.
HOMENAGENS
No encerramento da primeira parte dos trabalhos o SINEPE/PI fez homenagem ao Presidente da Confenen, Prof. Paulino Delmar. Convidou um grupo de professoras para fazer a entrega solene da placa, bem como lembranças do Piauí. Na placa se lê os seguintes dizeres: “Ao Ilustre Professor Paulino Delmar Rodrigues Pereira o reconhecimento e a homenagem do SINEPE/PI pela contribuição à Educação Privada Brasileira, destacando sua gestão na CONFENEN, na condução do cumprimento das disposições estatutárias sindicais. “ Lembranças foram entregues também aos Diretores Cláudio Dornas e João Cesarino.
Ao agradecer, o Prof. Paulino aproveitou o momento para relembrar o Prof. Roberto Dornas, ex-Presidente da Confenen, citado como grande ausente, mas eterno exemplo de importante líder e dirigente sindical.
CONSELHO DE REPRESENTANTES
Os trabalhos tiveram continuidade na segunda metade do dia, com a reunião do Conselho de Representantes, que desenvolveu pauta igualmente importante, a começar pela Conselheira do CNE, Profa. Suely Menezes, que integra também a Câmara de Educação Básica da CONFENEN. O tema foi o Novo Ensino Médio na visão do CNE. Suely destacou que a Reforma do Ensino Médio é estrutural, com novos conceitos, novos paradigmas e novas metodologias, e não consegue entender a proposta de revogação da Reforma do Ensino Médio. Por isso o MEC instituiu a consulta pública para decidir espelhando o máximo possível o pensamento da comunidade brasileira e educacional especialmente.
Para Sebastião Filho (1º Vice-Presidente da CONFENEN) há uma sintonia dos educadores em afirmar que a revogação por si só é um verdadeiro retrocesso, com prejuízos financeiros e educacionais, e que a manifestação da CONFENEN, produzida conjuntamente pelas duas Câmaras (de Educação Média e de Ensino Superior) espelha o pensamento da maioria.
PROTEÇÃO ESCOLAR
Outro item da pauta foi desenvolvido pelo Presidente, Prof. Paulino Pereira, e o Cel. PM José Frederico Gomes Pereira.
Paulino entende que o tema segurança nas escolas deve ser enfrentado no âmbito da competência de cada sindicato. Compartilhou documento orientativo produzido em conjunto com o palestrante Cel. Frederico e publicado pelo SINEPE-MA, contendo as providências sugeridas a serem adotadas. O palestrante, referindo-se ao manual de sua autoria, citou os principais capítulos que constituem a proposta do trabalho, entre eles os diversos cursos propostos, tais como curso de combate a incêndio, curso de defesa contra faca, curso antibomba e como fazer varredura de um espaço. Enfim, fez uma bela projeção de como se deve comportar em situações de emergência, acentuando que, antes, deve-se trabalhar com inteligência, informação e objetividade no planejamento.
O Presidente relembrou o começo da violência, culpou a falta de legislação atualizada, disse que lamenta que um país como o Brasil esteja enfrentando problema dessa natureza.
CONFENEN NO CONGRESSO NACIONAL
O Diretor-Adjunto João Cesarino, que exerce a representação da Confenen junto ao Congresso Nacional, relatou atividades do dia a dia, destacou alguns projetos de lei – antigos e novos, da Câmara e do Senado – que chamam a atenção, alguns deles, por terem influência (positiva ou negativa) na vida das escolas particulares.
Quanto ao tema segurança nas escolas, lembrou que hoje a presença de segurança é comum em qualquer estabelecimento, e assim como o contrato de matrícula, que dá a segurança jurídica, não se pode trabalhar sem a segurança escolar.