Dando prosseguimento à agenda de reuniões externas, no dia 2 de maio o Presidente Paulino Pereira esteve representando a Confenen na audiência pública realizada pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.
O convite assinado pelo Deputado Sanderson (PL-RS), Presidente da CSPCCO, se fundou no Requerimento n° 93/2023-CSPCCO, de autoria da Deputada Delegada Katarina (PSD-SE), para “discutir as causas dos atentados ocorridos em escolas em diversos estados, bem como debater as políticas necessárias à prevenção e à repressão da violência em estabelecimentos de ensino, enfatizando o papel das redes sociais na disseminação de incentivos ao cometimento dos crimes.”
Na oportunidade o Prof. Paulino Delmar Pereira destacou que os estudantes e suas famílias foram muito afetados pela pandemia de Covid-19, gerando problemas emocionais que estão sendo sentidos até agora. Para ele, esse deve ser o cerne das discussões, e não a segurança pública. Defende, porém, que temporariamente as escolas possam fazer vistoria seletiva nas mochilas dos alunos, inclusive por meio de detectores de metais, e orienta que os pais também façam essa verificação para saber o que os filhos estão levando para as aulas. Além disso, afirmou que a Confenen orienta as escolas a elaborarem um manual de proteção escolar e um plano de combate a ataques nas escolas.